Você está pensando em comprar algum móvel novo para sua casa, mas está em dúvida entre MDP ou MDF? Essa questão é muito comum, mas vamos te explicar a distinção dos dois.
A primeira coisa que você precisa saber é que essas madeiras são produzidas da mesma forma e que são ecologicamente corretas, pois são feitas de árvores reflorestadas como o eucalipto ou pinus.
A principal diferença entre o MDP e MDF está no miolo. O painel de partículas de média densidade ou MDP tem a sua parte interna formada por partículas de madeiras já o MDF ou placa de fibra de média densidade é composto por fibras de madeiras.
Qual é melhor MDP ou MDF?
A resposta para essa pergunta vai ser de acordo com a finalidade do móvel, mas podemos garantir que os dois tem uma ótima qualidade.
Se você está pensando em fazer um guarda-roupa planejado o indicado é o MDP, pelo simples motivo dele ser mais resistente e suportar mais pesos. Isso porque ele é produzido com uma camada grossa no miolo e na superfícies são colocados dois revestimentos mais finos.
Apesar de ter uma boa resistência o MDP é um material leve e suporta perfeitamente a colocação e remoção de parafusos sem causar danos a estética.
Já o MDF é mais recomendado para parte de design dos móveis por ser mais maleável e por não aguentar muito peso.
Leia também Móveis sob medida – Por que escolher essa opção?
Qual absorve mais tinta?
Entre o MDP ou MDF na questão de pintura a placa de fibra de média densidade (MDF) é a melhor, porque ela é menos porosa e não danifica o acabamento final, por conta da superfície lisa.
Vantagens
Os benefícios são diversos e como já citado anteriormente tudo vai depender para qual finalidade você irá usar o MDP ou MDF. Para te ajudar listamos as vantagens de cada um.
MDP
- Econômico
- Suporta mais peso
- É indicado para móveis em linhas retas
- Compatível com diversos acabamentos
MDF
- É maleável, por isso pode ser cortado em vários sentidos
- Pode ser usado para acabamento externo
- Resistente à raspagens ou atrito
Aplicações
Na hora de ir comprar os seus móveis planejados fique atento ao tipo de acabamento que você vai querer. Caso queira as pontas arredondadas é melhor pedir para utilizarem o MDF para a parte de fora, se for uma estante o ideal que as prateleiras sejam em MDP.
O MDF é bastante usado em laterais e nos fundos de gavetas além da parte frente dos móveis. Já o MDP é usado na estrutura por conta da sua melhor sustentação.
Aqui na Casa Oficina você pode planejar o seus móveis usando MDP ou MDF. Trabalhamos com referências modernas e um atendimento diferenciado.